UNIVERSO AFRICANO (Versão II) - 26 de maio a 30 de junho 2018 em Lisboa / Apoio Junta de Freguesia da Estrela
A ideia da exposição “UNIVERSO AFRICANO” surgiu na Galeria Beltrão Coelho, inspirada na história de vida da Isabel Batata Doce, cujo drama remete-nos para uma mais abrangente, a da época do “Império Ultramarino” e das consequências da designada “Guerra Colonial”.
Como a exposição que ocorreu em 2017 foi considerada um sucesso e tem inspirado muitos outros curadores, galeristas e organizadores de eventos, os artistas envolvidos manifestaram vontade em dar continuidade ao projeto. Assim surgiu a segunda versão da exposição.
O plano geral da exposição coletiva (versão II) abrangerá pintura, escultura, fotografia, estilismo, acessórios de moda, artesanato de origem africana ou que denuncie a presença de uma personalidade coletiva africana. O evento ocorrerá no dia 26 de maio, a partir das 17:30 horas em vários estabelecimentos situados na Rua São João da Mata, em Santos, Lisboa, receberá o apoio da Junta de Freguesia da Estrela. Em principio, se o plano se concretizar, a rua ficará interdita ao transito entre as 18:00 horas as 19:00 horas para a passagem de modelos.
Os artistas participantes mantêm-se os mesmos, exceção para o Malenga, que será substituído pelo artista Cristiano Mangovo. A fonte de inspiração, a Isabel Batata Doce e a organização e coordenação da curadora da Galeria Beltrão Coelho, Ildebranda Martins também se mantém no projeto . Nesta II versão participará também como artista.