Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Vamos aprender a dobrar papel? | 23 de Outubro – Dia Ocidental do Origami

 

 

Vamos aprender a dobrar papel?

 

Origami%20Arquitectonico.jpg

 

No mês em que se assinala o Dia Ocidental do Origami (23 de Outubro), o Museu do Oriente dá a conhecer, em dois workshops, algumas das técnicas utilizadas para manipular o papel e transformá-lo nas mais variadas formas, sobretudo as de vertente mais arrojada.

 

O primeiro acontece no sábado, 17 de Outubro, e desafia os participantes a construírem elementos arquitectónicos e figuras geométricas, a partir de uma simples folha de papel.

 

No workshop Origami Arquitectónico – que Masahiro Chatani definiu como a prática que combina princípios de construção do origami e do kirigami – ensina-se a cortar o papel num determinado padrão de ripas ou secções que são dobradas para, mais tarde, serem levantadas em pop-up, fazendo a passagem à terceira dimensão. Os temas mais desenvolvidos incluem reproduções de elementos arquitectónicos, padrões geométricos, estruturas abstractas e objectos do dia-a-dia.

 

No dia 23, o workshop Origami no Ocidente foca-se no período de maior divulgação ocidental desta técnica, os anos 60 do século XX. Foi em 1958 que Lillian Oppenheimer fundou o Origami Center em Nova Iorque. Até então, o mundo da dobragem de papel, tanto na Europa como na América, contara com poucos aficionados, sendo ainda uma prática pouco organizada. A partir deste momento nasce um movimento de seguidores, nos Estados Unidos e em Inglaterra, que rapidamente se torna conhecido além-fronteiras através de inúmeras publicações e modelos inovadores.

 

Entre os modelos criados nesta fase de transição contam-se o ‘módulo sonobe’ e a ‘toshie’s jewel’, que dão início ao origami modular moderno e sobre os quais paira o mistério de qual terá surgido primeiro. Este workshop faz uma contextualização histórica da chegada do origami ao Ocidente, dando espaço à construção de modelos representativos.

 

Workshop de Origami Arquitectónico

17 de Outubro

Horário: 10.30 às 12.30

Preço: € 20,00

Participantes: Mín. 7; Máx. 12

Público-alvo: maiores de 16 anos

 

Workshop Origami no Ocidente: Os Anos 60

23 de Outubro

Horário: 15.00 às 17.00

Preço: € 20

Participantes: Mín. 7; Máx. 12

Público-alvo: Maiores de 16 anos

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.