Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Vasco Araújo expõe na Galeria do TMJB

image006.jpg

 

Recital, de Vasco Araújo

 

 

 

A Galeria do TMJB inaugura dia 14 de Setembro, às 18h, a exposição de Vasco Araújo, Recital. A exposição ficará patente ao público até dia 27 de Outubro, de quinta a sábado, das 19h às 21h30, e aos domingos, das 13h às 17h. A entrada é livre.

 

 

Recital é uma instalação que engloba um vídeo e um conjunto de cadeiras de teatro.

O vídeo é um homem vestido de mulher a interpretar cinco árias escritas para a voz de mulher mas onde as personagens são homens. O som do vídeo é o acompanhamento do piano das várias árias. Existe ainda uma gravação da voz de uma mulher a dizer os textos dessas mesmas árias. As cadeiras têm pintados os textos das árias em italiano.

 

Vasco Araújo, nasceu em Lisboa, em 1975, cidade onde vive e trabalha. Em 1999 concluiu a licenciatura em Escultura pela FBAUL. Entre 1999 e 2000 frequentou o Curso Avançado de Artes Plásticas da Maumaus em Lisboa. Desde então tem participado em diversas exposições individuais e colectivas tanto nacional como internacionalmente, integrando ainda programas de residências, como Récollets (2005), Paris; Core Program (2003/04), Houston. Em 2003 recebeu o Prémio EDP Novos Artistas.

O seu trabalho está publicado em vários livros e catálogos e representado em várias colecções, públicas e privadas, como Centre Pompidou, Musée d’Art Modern (França); Museu Colecção Berardo, Arte Moderna e Contemporânea, (Portugal); Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal); Museo Nacional Reina Sofia, Centro de Arte (Espanha); Fundação de Serralves (Portugal); Museum of Fine Arts Houston (EUA), Pinacoteca do Estado de S. Paulo (Brasil).

 

 

 

Ficha Artística

 

Instalação Vídeo de Vasco Araújo

 

Pianista: Celeste Patarra
Narrador: Lúcia Lemos
Texto: Letras de quatro árias das óperas Orfeu e Eurídice, de GluckA clemência de Tito e As bodas de Fígaro, de Mozart, e Tancredi, de Rossini.

 

 

TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE | GALERIA |

 

(De 14 de Setembro a 27 de Outubro)

 

QUI a SÁB  | das 19h às 21H30

DOM | das 13h às 17h

 

PREÇO: Entrada livre