Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Verão a 2 Tempos * Epicentro // Espetáculos na Baixa de Coimbra continuam com Teatro, Leituras de Miguel Torga e Concertos

 

Verão a 2 Tempos * Epicentro
Espetáculos na Baixa de Coimbra continuam com Teatro, Leituras de Miguel Torga e Concertos

A terceira semana da programação de Verão promovida pelo Município de Coimbra e pela Blue House começa com a leitura dos Diários de Miguel Torga, às 19h00 de sexta-feira, dia 28 de junho, nas Escadas de São Tiago. O guitarrista Paulo Soares e o leitor Miguel Gouveia vão ofercer uma singular visão de Portugal e do mundo, através da visão de Miguel Torga.  
A programação prossegue nesse mesmo dia nas Escadas de São Tiago às 22h00, com o concerto de Portuguese Pedro. 
Sábado, dia 29 de junho, começa, às 10h00, com a celebração dos 11 anos da Rua da Sofia como Património Mundial da Unesco. Com a rua cortada ao trânsito, haverá lugar para uma programação extensa com música, dança, jogos de tabuleiro, exposições, intervenções artísticas nas montras. O dia prossegue com a apresentação do monólogo "Tiros nas Didascálias", da autoria de Bruno Dos Reis (com duas apresentações: às 18h00 e às 21h00). A galopante peça submete o público a uma reflexão errática sobre o livre-arbítrio. Em Coimbra, João Tarrafa junta-se aos músicos Ricardo Brito, Miguel Cordeiro e João Toscano, que vão criar um ambiente sonoro para que a peça possa florescer de novo.
A programação continua com o concerto do Oriel College Oxford, da Universidade de Oxford,  um coro de vozes mistas que canta os serviços religiosos na Capela do Oriel College durante o período letivo, e faz anualmente nas férias letivas digressões internacionais por todo o mundo desde os EUA à Austrália. O coro está comprometido com o desenvolvimento contínuo da tradição coral, tendo encomendado novas obras de compositores como Judith Bingham, David Briggs, Herbert Chappell. 
Sábado termina com o VIII Encontro Distrital de Concertinas, do Grupo de Concertinas Foles e Cantorias de Santa Clara, na Praça do Comércio, às 22h00. 
E a semana de programação termina na terça-feira, dia 2 de julho, com o DJ Set de Sara Mendes, às 18h00, na Praça do Comércio e com o concerto de Ryder The Eagle. 

O Verão a 2 Tempos * Epicentro aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, através de concertos, DJ Set, sessões de cinema, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa, que junta o programa municipal Verão a 2 Tempos com o Festival Epicentro, distribuídos por várias artérias da Baixa de Coimbra.

Numa ampla coorganização de entidades culturais, sociais e políticas, sediadas na Baixa de Coimbra, Verão a 2 Tempos * Epicentro conta com a parceria da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), da Associação Cultural Quebra Costas, da Escola da Noite, da Encontros de Fotografia, da Associação Há Baixa, do Jazz ao Centro Clube (JACC) e da União de Freguesias de Coimbra.

Com mais de três centenas de propostas artísticas, dos quais 25 são residências artísticas, que enformam a oferta cultural interdisciplinar nos meses de Verão e numa perspetiva de estreito diálogo e articulação com os agentes culturais sediados na cidade e na região de Coimbra, este programa promove a articulação entre as mais diversas entidades, amplia a oferta cultural de Coimbra, incentiva a criação artística, promove a criação de públicos e provoca pensamento sobre as dinâmicas sociais e culturais da baixa da cidade.

Todos os espetáculos são de entrada gratuita e toda a programação está disponível em https://v2t-epicentro.com/programacao/ 

 

Portuguese Pedro é um projeto de Pedro Serra, músico, DJ e locutor de rádio, sempre dedicado à estética musical dos anos 40, 50 e 60. Os riffs de guitarra e slaps de contrabaixo de Portuguese Pedro sugerem uma viagem por estas sonoridades retro, evocando os sons roots de Hank Williams, ou Johnny Cash.

Contando com 1 LP e 3 singles editados, em vinyl, este verdadeiro rockabilly de Coimbra integra em si o espírito tão associado a esta cidade e tem até uma cerveja com o seu nome artístico, saída da mais histórica fábrica conimbricense.

Antes de criar o seu projeto a solo, integrou grupos como Ruby Ann & The Boppin’ Boozers e Tiguana Bibles, contagiando sempre a plateia com a sua boa disposição e a sua música, que tem atraído um público inesperado e heterogéneo, de todas as partes do mundo.

 
28 de Junho // Escadas São Tiago // 22:00

 

 

O guitarrista Paulo Soares e o leitor Miguel Gouveia apresentam-se com um programa baseado nos Diários de Miguel Torga. Publicados em Coimbra entre 1941 e 1993, o conjunto de 16 volumes, um dos mais ambiciosos da literatura diarística do século XX, oferecem-nos uma singular visão de Portugal e do mundo. Como escreveu em Coimbra, a 3 de Agosto de 1970: “Este diário (…) não é uma crónica dos meus dias, mas a parábola deles.”
Miguel Gouveia nasce tirsense, com um par de costelas durienses. Depois de 10 anos passados no ensino, cria em 2008, a meias com a sua cara metade, a Bruaá Editora. Em 2010 termina o Mestrado em “Livros e Literatura Infanto-Juvenil”, pela Universidade Autónoma de Barcelona, e abandona o ensino para se tornar mestre de obras, dedicando-se a tempo inteiro à edição, tradução, música, narração oral e leitura em voz alta. Atualmente é também livreiro na Bruaá/Livraria do Convento em Coimbra.
Paulo Soares é músico, pedagogo e impulsionador da guitarra portuguesa, instrumento que estuda e investiga há mais de 35 anos, em busca da excelência da sonoridade e do discurso musical. Ao longo da sua carreira, tem interpretado o repertório tradicional e, também, peças da sua autoria, dos mais variados guitarristas contemporâneos, de compositores eruditos, entre outros. Como solista tem estado sempre presente nos mais importantes festivais de guitarra portuguesa. É autor e editor do “Método de Guitarra Portuguesa”, obra de referência na aprendizagem do instrumento.

29 de Junho // Escadas São Tiago // 19:00