Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

VII Encontro sobre Ordens Militares "Entre Deus e o Rei. O Mundo das Ordens Militares" | Palmela 14 a 18 de outubro

“Entre Deus e o Rei. O Mundo das Ordens Militares”

VII Encontro sobre Ordens Militares reúne sete dezenas de especialistas internacionais em Palmela

 

Cartaz%20Ordens%20Militares (2).jpg

 

Entre 14 e 18 de outubro, Palmela acolhe o VII Encontro Internacional sobre Ordens Militares, subordinado ao tema “Entre Deus e o Rei. O Mundo das Ordens Militares”, numa organização do Município de Palmela, através do GEsOS - Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago. Esta edição reúne cerca de sete dezenas de especialistas em história das ordens religioso-militares, provenientes de doze países e em representação de cinco dezenas de universidades, institutos, museus e centros de investigação.  

 

Para 2015, a Comissão Científica decidiu realçar a dimensão dicotómica subjacente às Ordens Militares e aos freires-cavaleiros: uma vida dividida entre a fé e a guerra, entre a religião e a estratégia política, entre a obediência a Deus e ao Rei. Ao longo destes dias, serão apresentados os resultados mais recentes da investigação sobre o tema, num balanço do que, a nível mundial, tem sido trabalhado e discutindo diretrizes para o futuro das pesquisas.

 

O programa da iniciativa foi estruturado em seis áreas temáticas: “Arquivos e Memória”, “A Formação e a Prática da Guerra”, “As Ordens Militares e o Serviço à Coroa”, “Arte, Arquitetura e Arqueologia das Ordens Militares”, “As Ordens Militares e o Mar” e “Em Portugal como lá Fora: A Ordem do Templo em Tempos de Mudança (1274-1314)”.

 

Além das sessões, o programa integra outros momentos, que contribuem para uma melhor perceção das dimensões artística, administrativa e militar das milícias - uma visita a Avis, com a colaboração do Município de Avis, povoação que foi sede da ordem com o mesmo nome e a apresentação de três novas publicações internacionais sobre Ordens Militares:"Cristãos contra Muçulmanos na Idade Média peninsular: bases ideológicas e doutrinais de um confronto - séculos X-XIV” (Edições Colibri - Universidad Autónoma de Madrid), “Élites et ordres militaires au Moyen Âge. Rencontre autour d'Alain Démurger” (Casa de Vélasquez – Madrid) e “Cister e as Ordens Militares na Idade Média. Guerra, Igreja e Vida Religiosa” (Studium Cistercium Militarium Ordinum). O programa conta, ainda, com momentos culturais, assegurados, no dia 14 de outubro, às 18h30, pelo Grupo Coral Ausentes do Alentejo, de Palmela, no âmbito da homenagem ao Cante Alentejano - Património Cultural Imaterial da Humanidade UNESCO 2014, e no dia 16, às 19h30, pelo Javier Paxariño Trío, espetáculo de jazz mediterrâneo, inserido na Mostra Espanha 2015(http://www.mostraespanha2015.com).

 

Os encontros de Palmela, sede histórica da Ordem de Santiago até à sua extinção no séc. XIX, são, a nível internacional, um dos momentos mais altos de debate, partilha e evolução do conhecimento que temos sobre as Ordens Militares, e continuam a afirmar-se como ponto de confluência de investigadores de todo o mundo. O primeiro Encontro sobre Ordens Militares decorreu em 1989 e, desde então, o Município de Palmela tem apostado na organização de cursos, encontros e simpósios, dos quais tem resultado uma riquíssima produção bibliográfica. Através do GEsOS - Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, a autarquia continua a promover o incremento e a divulgação da pesquisa das Ordens Militares, profundamente enraizadas na historiografia portuguesa.

 

As inscrições continuam abertas e têm o valor de 20 euros para o público em geral e 10 euros para alunos, professores de fora do concelho e sócios do Grupo de Amigos do Concelho de Palmela (desconto de 10% para portadores do Palmela Tourist Card). Participação gratuita para professores que lecionem no concelho e alunos que residam ou estudem no concelho de Palmela. Programa e ficha de inscrição disponíveis no site da autarquia emhttp://www.cm-palmela.pt/frontoffice/pages/77?event_id=64.

 

                A sessão de abertura decorre no dia 14 de outubro, quarta-feira, às 11h30, no Cine-Teatro S. João.

 

Inscrições/informações em patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.