Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Vila do Conde inaugura “José Alberto Reis Pereira | homenagem 75º aniversário” e apresenta programa comemorativo da Revista Presença

 

AMVC-Inaugura+º+úo da Exposi+º+úo-75-¦ Aniver

 

Galeria Julio / Centro de Estudos Julio Saúl Dias (Centro de Memória)

 

VILA DO CONDE HOMENAGEIA JOSÉ ALBERTO REIS PEREIRA

E APRESENTA PROGRAMA DOS 90 ANOS DA REVISTA PRESENÇA

 

 

A Câmara Municipal de Vila do Conde assinalou o 75º aniversário de nascimento de José Alberto Reis Pereira, filho de Júlio Maria dos Reis Pereira (conhecido por Julio, enquanto artista plástico, e por Saul Dias, enquanto poeta), e sobrinho de José Régio.

Durante o evento, que se realizou na Galeria Julio e Centro de Estudos Julio / Saúl Dias, foi inaugurada a exposição de desenho de Julio e José Alberto “José Alberto Reis Pereira | homenagem 75º aniversário”  e descerrada a placa com a atribuição do nome de José Alberto Reis Pereira à sala de leitura do Centro de Estudos Julio / Saúl Dias.

Na oportunidade foi ainda apresentado o programa comemorativo dos 90 anos da presença, fôlha de arte e crítica, que contou na sua génese com a direção de José Régio, e a colaboração de Julio/Saúl Dias, a par de outros nomes como Mário Eloy, Arpad Szenes e Veira da Silva, Almada Negreiros e Sarah Afonso, entre outros.

A exposição “José Alberto Reis Pereira | homenagem 75º aniversário” contempla 21 desenhos de Julio, em tinta-da-china, cera pigmentada e pastel a óleo, realizados na década de quarenta, que retratam sobretudo o filho, José Alberto, e a esposa, Maria Augusta.

A exposição inclui ainda nove trabalhos de José Alberto Reis Pereira, de técnica mista, realizado durante os anos 90, o texto de abertura da exposição, da sua autoria, estando ainda prevista uma projeção de vídeo com cerca de 60 fotografias de José Alberto, provenientes  de um álbum de fotografias, organizado por Julio, ao longo da infância e adolescência do seu filho, numa abordagem que explora a forte ligação entre ambos, assim como o papel da esposa de Julio, na sua obra.

Esta mostra, aberta ao público até 21 de maio, articula-se com a exposição “Mapas da Imaginação e da Memória: 1. Lugares e Paisagens”, patente na Galeria Julio, no piso superior do Centro de Memória, que apresenta 68 obras de Julio, em óleo sobre platex, tinta-da-china, grafite e aguarela, numa viagem pelos trabalhos desenvolvidos, entre as décadas de 20 e de 60, por um dos maiores artistas plásticos do modernismo em Portugal.

 

Programa comemorativo dos 90 anos da presença, fôlha de arte e crítica

A Câmara Municipal de Vila de Conde apresentou ainda a programação comemorativa dos 90 anos da Presença, fôlha de arte e crítica, que decorrerá ao longo do ano, e que inclui um ciclo de exposições, apresentação de documentários e um congresso internacional.

Em maio arranca a exposição “O que foi a "Presença"? - uma leitura a 90 anos de distância”, organizada pelo Centro de Estudos Regianos, que estará patente até 5 de junho, seguindo-se a partir de 3 de junho, a exposição “Mapas da Imaginação e da memória 2. Versos de José Régio e desenhos de Julio”.

Em setembro, o Auditório Municipal de Vila do Conde será palco da apresentação da fotobiografia de José Régio e da revista Estudos Regianos, pelo Centro de Estudos Regianos, bem como de um espetáculo de Ivo Flores, que cantará José Régio.

Entre 23 e 25 de novembro, decorrerá o congresso internacional sobre a revista presença, organizado pela Câmara Municipal de Vila do Conde, em parceria com o Centro de Estudos Regianos, Faculdade de Letras e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Nesta ocasião será lançado o catálogo do ciclo de exposições “Mapas da Imaginação e da Memória” e inaugurada a exposição “Mapas da Imaginação e da memória 3. presença”. Será ainda apresentado o documentário sobre a Casa de José Régio, no âmbito do projeto Escritores a Norte, promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte – Casas com escrita.

A comemoração dos 90 anos inclui ainda a realização de diversas atividades dirigidas à comunidade educativa.

 

Sobre a Galeria Julio e Centro de Estudos Julio / Saúl Dias

Recorde-se que José Alberto Reis Pereira instituiu um legado constituído por cerca de seis mil desenhos e 23 óleos do seu pai, Julio, muitos deles de forte caracter modernista, na linha de outros artistas como Amadeo Souza-Cardoso, Kirschner, Grosz, Mário Eloy ou Almada Negreiros. O legado, avaliado em cerca de 10 milhões de euros, tem merecido, desde 2015, um investimento significativo por parte da parte da Câmara Municipal de Vila do Conde em ações de conservação, estudos, investigação e divulgação.

Desde a abertura da Galeria Julio e do Centro de Estudos Julio/Saúl Dias, em Novembro de 2015, sobre direção artística de Bernardo Pinto de Almeida, a Câmara Municipal tem garantido um conjunto de exposições e publicações dedicadas à obra de Julio, dando assim o merecido destaque ao contributo notável do artista vilacondense no Modernismo em Portugal.

 

“José Alberto Reis Pereira | homenagem 75º aniversário”

De 3 de março a 21 de maio

Horário de visitas: 10h às 18h, de terça a domingo.

Tel. 252 617 506

Email: centro.memoria@cm-viladoconde.pt