Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

VISITA GUIADA - SEGUNDA, ÀS 22H47, NA RTP2

image004.jpg

 

 

Segunda, às 22h47, na RTP2 “VISITA GUIADA”

 

Visita Guiada está de volta com uma nova série de episódios. Semanalmente, na rádio e na televisão, Paula Moura Pinheiro leva-nos numa viagem aos tesouros do património cultural português. Tesouros com reconhecido valor universal – peças que qualquer país ocidental se orgulharia de integrar no seu património – e pouco conhecidos dos portugueses.

O Visita Guiada é sempre emitido primeiro na rádio, sábado (dia 4) às 13h00, e só depois em televisão, na 2ª feira (dia 6) às 23h45.

No 5º episódio vamos visitar a Arte Portuguesa Sobre a Primeira Grande Guerra – Museu Militar, em Lisboa. Convidados: Coronel Luís Albuquerque e Carlos Silveira.

Sobre a participação portuguesa na Primeira Grande Guerra, A Rendição, a monumental pintura de Sousa Lopes, fala mais alto e mais claro que muitos documentos. Sousa Lopes participou na I Grande Guerra. como pintor oficial do Corpo Expedicionário Português e os trabalhos fruto dessa experiência são, até hoje, muito perturbadores. Para quem não conhece, talvez seja inesperado encontrar arte tão importante num museu militar, mas a verdade é que o Museu Militar, em Lisboa, é um repositório de parte do que de melhor se fez na História da Arte Portuguesa. O Coronel Luís Albuquerque e o historiador de arte Carlos Silveira guiam-nos nesta visita surpreendente ao Museu Militar em Lisboa.

 

Autoria e Apresentação: Paula Moura Pinheiro

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.