Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

VISITA GUIADA - SEGUNDA, ÀS 22H48, NA RTP2

 

 

Visita Guiada está de volta com uma nova série de episódios. Semanalmente, na rádio e na televisão, Paula Moura Pinheiro leva-nos numa viagem aos tesouros do património cultural português. Tesouros com reconhecido valor universal – peças que qualquer país ocidental se orgulharia de integrar no seu património – e pouco conhecidos dos portugueses.

O Visita Guiada é sempre emitido primeiro na rádio, sábado (dia 4) às 13h00, e só depois em televisão, na 2ª feira (dia 6) às 23h45.

 

Neste 4º episódio a visita é sobre os Templários no Convento de Cristo, em Tomar – Castelo e Charola com o convidado Paulo Pereira.

 

Portugal e os Templários, os Templários e Portugal: eis uma relação especialíssima. O fundador da Ordem do Templo em Portugal era grande amigo de D. Afonso Henriques e quando, no início do séc. XIV, a Ordem foi extinta pelo Papa, foi no reino de Portugal, já com D. Dinis, que os Templários, perseguidos por toda a Europa, encontraram abrigo. O Castelo de Tomar é um dos mais imponentes castelos do universo Templário europeu e a Igreja Templária, a Charola, recentemente restaurada, é a mais bem conservada do mundo. Paulo Pereira, autor de referência em História da Arte, é quem nos conduz nesta Visita Guiada a estes dois colossos que contam a maravilhosa história dos Templários em Portugal.

 

 

Autoria e Apresentação: Paula Moura Pinheiro

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.