Visita orientada - Colecionador explica "Linguagens Tecidas" - Gratuito
O colecionador Peter Ten Hoopen orienta uma visita à exposição “Linguagens Tecidas”, no dia 16 de janeiro, às 18h30, no Museu do Oriente, apresentando alguns dos exemplares de têxteis ikat em exibição e proporcionando uma oportunidade única de contemplar, de perto, estas frágeis obras-primas.
Trata-se da primeira exposição, em todo o mundo, dedicada exclusivamente e de forma pedagógica a esta arte ancestral e à profusão das tradições indonésias de tecelagem, com amostras oriundas de todo o arquipélago, desde Sumatra ao Bornéu, incluindo exemplares de minúsculas ilhas remotas.
Revestem-se de interesse especial os xailes ikat de seda, com brocado dourado, os sagrados ikat duplos balineses, de Tenganan, e os requintados ikat de Los Palos, Timor-Leste, dos quais, que se saiba, restam menos de dez.
As peças expostas pertencem à Coleção Pusaka, de Peter Ten Hoopen, escritor e residente em Portugal há vários anos, que a iniciou por ocasião de uma viagem à Indonésia na década de 1970.
Trata-se de uma das melhores coleções da Europa de ikats indonésios e, muito provavelmente, a mais bem documentada do mundo, constituída por 175 peças, antigas e vintage.
Visita orientada à exposição “Linguagens Tecidas”
Com o colecionador Peter Ten Hoopen
16 de janeiro
18h30
Gratuito
Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa
Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt