Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Vitorino Nemésio é poeta evocado no próximo encontro de poesia | Biblioteca Municipal de Pinhal Novo - 27 de julho

“Palavras na Nossa Terra”

Vitorino Nemésio é poeta evocado no próximo encontro de poesia

 

O próximo encontro de poesia “Palavras na Nossa Terra” realiza-se no dia 27 de julho, às 21h00, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, e vai evocar o poeta Vitorino Nemésio. O encontro vai incluir a leitura espontânea de poemas das/os participantes.

Vitorino Nemésio (1901-1978) foi professor da Faculdade de Letras de Lisboa e ensaísta reputado, mas o seu prestígio na história literária portuguesa deve-se, sobretudo, ao romance açoriano “Mau Tempo no Canal”, de 1944, uma história de amor e de sinuosidades familiares e sociais. Deve-se também aos vários livros de poesia que o consagram como um dos grandes líricos do nosso século (“O Verbo e a Morte”, de 1959, e “Sapateia Açoriana, Andamento Holandês e Outros Poemas”, de 1976), que equaciona o sentido da existência humana perante os diversos conflitos que a centram: o sagrado e o profano, o saber e a ingenuidade, a cultura e a natureza, o amor excessivo e os desapegos da banalidade quotidiana.

A participação nestes encontros de poesia, que decorrem uma vez por mês, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, é livre e aberta a todas as pessoas que gostem de ouvir, escrever, ler ou declamar poesia.

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.