Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“Wallay” vence 7ª edição do EFA Young Audience Award

“Wallay” vence 7ª edição do EFA Young Audience Award

“Wallay”, de Berni Goldblat, um comovente drama de ficção sobre um rapaz de 13 anos que é obrigado a sair da sua casa, em França, para morar com a família na zona rural do Burkina Faso, onde todos esperam que ele se torne um homem, venceu a 7ª edição do EFA Young Audience Award este domingo, 6 de maio.

O júri da competição, constituído por jovens dos 12 aos 14 anos provenientes de 34 países, viu e avaliou, ao longo do dia, os três filmes finalistas. “Wallay” conseguiu o 1º lugar com um total de 1291 votos (42 deles portugueses). No entanto, a votação esteve renhida até ao fim contra o filme que obteve o 2º lugar, “Girl in Flight” de Sandra Vannucchi, um drama de ficção italiano e suíço sobre a viagem de uma jovem de Florença à descoberta de Roma, que conseguiu 1265 votos (35 deles portugueses). Em 3º lugar ficou “Hobbyhorse Revolution” de Selma Vilhunen, um documentário finlandês sobre competições com cavalos de brincar de madeira, que arrecadou 843 votos (22 deles portugueses).

Em Portugal, o EFA Young Audience Award decorreu como habitualmente na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, tendo contando com a participação de 45 jovens do 3º ciclo de escolas de todo o país.

A iniciativa contou com o apoio da NOS, VIGOR, PLENO, MIMOSA, ADAGIO e RESTAURANTE DOTE – CERVEJARIA MODERNA, tendo sido distribuídos brindes e refeições por todos os participantes.

 

 

Sobre o Young Audience Awards:

O Young Audience Awards é uma iniciativa da Academia Europeia de Cinema que tem como principal objetivo fazer chegar a um público jovem, com idades entre os 12 e os 14 anos, temáticas sociais que lhes são próximas. Usando uma linguagem diferente, e dando-lhes a conhecer também um outro tipo de cinema, neste caso, de autores europeus, o concurso abre-lhes horizontes enquanto espetadores de cinema e desperta o seu sentido crítico, estético e de avaliação.

Já na sua sétima edição, o Young Audience Awards decorre nos seguintes países: Alemanha (Berlin & Erfurt); Áustria (Viena); Bélgica (Bruxelas); Bulgária (Sofia); Croácia (Zagreb); Dinamarca (Aalborg); Eslováquia (Bratislava); Eslovénia (Izola); Espanha (Avilés & Barcelona); Grécia (Atenas); Holanda (Amsterdão); Hungria (Budapeste); Israel (Tel Aviv); Itália (Florença); Kosovo (Prizren); Letónia (Riga); Luxemburgo (Luxemburgo); Macedónia (Skopje); Malta (Saint-Julian's); Polónia (Wrocław); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Roménia (Cluj-Napoca); Sérvia (Belgrado); Turquia (Antalya) e Ucrânia (Kiev).

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.