Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Watch Day: 17 de Maio | Igreja de São Cristóvão

DSCF5529.JPG

 

PROGRAMA: www.arteporsaocristovao.org 

 

A tela de Bento Coelho da Silveira, do século XVII, que representa a Última Ceia, volta ao seu lugar ao fim de dois anos, na próxima quarta-feira, dia 17 de Maio. Depois de uma intervenção de restauro no laboratório da Signinum a tela terá os trabalhos finais ao vivo na própria igreja de São Cristóvão

 

O programa conta também com uma Conferência sobre "Os Segredos da Última Ceia de Bento Coelho da Silveira", também no dia 17 de Maio, às 19h, na igreja de São Cristóvão, por parte dos técnicos da Signinum, onde se podem ver os trabalhos de restauro e as fotografias inéditas dos estudos e gostaria de vos ter presentes neste evento.

 

O restauro da Última Ceia foi possível depois de uma acção de Crowdfunding, no âmbito do projecto Arte por São Cristóvão, do Orçamento Participativo de Lisboa. Mais de uma centena de participantes fizeram os seus donativos num total de 5000€ para recuperar a pintura do século XVII.

 

A tela, que esteve desaparecida desde os anos 50, encontrava-se por trás do altar-mor e cerca de um terço desapareceu completamente, obrigando a um trabalho de integração por parte da equipa de restauro. Porém, a humidade provocou na própria tela danos irrecuperáveis. Os visitantes podem agora ver a beleza e os desenhos da pintura que estava completamente ofuscada pelo tempo.

 

A acção de restauro ao vivo desenvolve-se no âmbito do Watch Day, em colaboração com a World Monuments Fund, que conta com várias actividades durante o dia de quarta-feira. Estão previstas quatro Visitas Guiadas (11h, 14h, 16h e 20h) e os técnicos encontram-se na própria igreja para mostrarem o trabalho feito nos últimos dois anos.

 

Para o Watch Day, foram também envolvidas todas as associações e comerciantes da Mouraria que têm ajudado na recuperação da igreja de São Cristóvão e que reuniu, até ao momento, cerca de 140 mil euros e que tem em vista a mudança do telhado.

Os Biscoitos d’São Cristóvão, concebidos pela Cozinha Popular da Mouraria, que querem meter São Cristóvão na boca de toda a gente, podem ser adquiridos nas várias lojas e restaurantes da Mouraria, à volta da Igreja.

 

Watch Day – World Monuments Fund (www.wmf.org)

A World Monuments Fund (WMF), organização sediada em Nova York, que tem como objectivo principal a preservação dos monumentos culturais no mundo, considerou, em 2015, a igreja de São Cristóvão, como um dos mais belos monumentos em risco e que merecem ser recuperados.

No âmbito deste reconhecimento, a WMF, financiou o Watch Day, que tem como finalidade sensibilizar a opinião pública para a necessidade de restauro e desenvolver actividades que despertem e eduquem para a preservação do património cultural e artístico.

Watch Day: 17 de Maio | Igreja de São Cristóvão

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.