Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Workshop de Colagem: Oficina de improvisação plástica

Em fevereiro, o Edge Arts promove em horário pós-laboral um workshop de colagem em apenas uma sessão, sob a orientação da artista visual Dilar Pereira. No dia 16 de fevereiro, a Oficina de improvisação plástica levará os participantes a aprender a técnica da colagem e a construir inúmeras combinações espontâneas de cores, formas, palavras e texturas.

Caracterizada por um carácter teórico-prático, a Oficina irá começar por explorar a história da técnica de colagem como meio de expressão artística, bem como os materiais e as técnicas mais utilizados ao longo dos tempos. Após a explicação teórica inicial, o restante workshop será dedicado à prática e à improvisação plástica, desafiando os participantes a serem criativos e a expressar-se livremente. Através do uso de variadas imagens e materiais pessoais, como bilhetes, selos, postais, pacotes de café, os participantes irão cortar, rasgar, selecionar, desconstruir e voltar a compor os diversos materiais usando a técnica da colagem, de forma a criar novas imagens e combinações que ganharão um novo sentido.

Este workshop é destinado a todos os jovens e adultos com interesse em aprender de uma forma simples e clara as técnicas básicas de colagem e de improvisação plástica para desenvolver a criatividade e a expressão artística.

Conteúdos:
- A colagem como meio de expressão artística (breve introdução histórica)
- Os materiais, as técnicas, os suportes
- Improvisação plástica (a colagem como técnica experimental)

Dilar Pereira
É artista visual e professora. É mestre em Desenho e mestre em Teorias da Arte, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Divide o seu trabalho entre a improvisação plástica através da colagem e o desenho e tem diversos trabalhos publicados na área das artes visuais, bem como artigos (em publicações científicas) sobre desenho. Em setembro de 2006 criou o Daily Collage Project (dailycollageproject.blogspot.com), um projeto em contínua evolução cujo objetivo é a criação regular de uma colagem de pequeno formato. É ainda membro do Grupo do Risco, que visa promover e divulgar valores ambientais através do desenho, ilustração, fotografia e vídeo, e dos Urban Sketchers, cujo foco é o desenho em cadernos, in situ, no interior e no exterior, a partir da observação.

Informação geral:

Datas: 16 de fevereiro
Duração: 1 sessão de 2h30
Faixa etária: Jovens e adultos
Local: LEAP Center – Espaço Amoreiras
Horário: Das 18h30 às 21h00
Formador: Dilar Pereira

Inscrições: Por telefone: 213 600 071 (das 9h às 17h) Por email: info@edge-arts.org
(formulário online - www.edge-arts.org)

Preços:
15 € / pessoa
Descontos: - 10% na 2ª inscrição - 10% na inscrição dos trabalhadores das empresas do Espaço Amoreiras (Descontos não acumuláveis)

Notas: Este workshop inclui material para a realização das atividades, no entanto recomendamos aos participantes que tragam um conjunto de imagens e papéis pessoais (como por exemplo, bilhetes diversos, autocarro, cinema, viagens, entradas de museus, selos, postais antigos, pacotes de café...) que possam vir a utilizar no seu trabalho de forma enriquecer o processo criativo.
- As inscrições só são consideradas válidas após a confirmação escrita pelo Edge Arts.

Contactos:
Edge Arts - Arte Contemporânea
The Edge Group
Espaço Amoreiras - Centro Empresarial
Rua D. João V, nº. 24, 1.01
Tel.: [+351] 213 600 071/0
E-mail: info@edge-arts.org
www.edge-arts.org

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.