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Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Workshop "Planificação e Organização de Exposições. O Papel do Curador" | PORTO e LISBOA

WORKSHOP 
PLANIFICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES. O PAPEL DO CURADOR | 
21 e 22 de OUTUBRO | PORTO | ªSEDE
4 e 5 de NOVEMBRO | LISBOA | Polo Cultural Gaivotas


OBJECTIVOS 
O objectivo desta acção de formação é enquadrar no contexto da gestão de projectos culturais a função do curador. 

CONTEÚDOS 
A exposição constitui o meio através do qual a arte contemporânea adquire visibilidade, ao ponto de ser hoje um elemento fundamental da nossa cultura visual. Daí que seja crescente, nos últimos anos, o interesse pelos modos de conceber e organizar exposições. Assim, neste curso discutem-se os mais recentes desenvolvimentos do discurso crítico respeitante à prática curatorial, analisando-se ainda as metodologias subjacentes à implementação de projectos. 

Módulo I: O trabalho do Comissário/Curador 

Apresentação e objectivos do Curso. O lugar do Comisário/Curador na Gestão Cultural e o seu trabalho na organização de exposições. Ética e Código de Conduta. O Comissário/Curador como “ideólogo”: correntes actuais de pensamento estético nas diversas exposições. Taxinomia expositiva e Mercado da Arte: Galerias e Feiras. O comissariado em Portugal através de dois exemplos de exposições reais. Bienais e novos eventos artísticos: o papel estelar dos comissários. Organizadores ou estrelas mediáticas? Veneza, Kassel e o “Grand Tour” da Arte Mundial. 

Módulo II: Como se cria um projecto de Exposição 

Visibilidade do Projecto (valorização cultural e económica). Elaboração de equipas profissionais: design, produção, montagem e outros profissionais. Desenvolvimento do projecto. Os organismos de gestão cultural: conciliar interesses, convénios de colaboração. Procedimentos. Instituições estatais, autónomas, locais. Privados e Fundações. Patrocínio, “fundraising”, doações, mecenato e outras figuras de apoio à difusão da Arte Contemporânea. O contacto com as entidades de gestão: como fazê-lo e como “vender” a ideia do próprio projecto. Em que consiste o “fundraising” cultural. O seu contributo ao desenvolvimento da Indústria Cultural. 

Módulo III: Como se organiza uma Exposição 

Construção do projecto e cronograma do mesmo, sua coordenação técnica e assegurar os recursos técnicos para a realização do mesmo. Viabilidade e gestão económica do mesmo: delimitação de necessidades e cálculo de custos. Fases de procedimento na gestão dos gastos. Contratos administrativos, expedientes. Memórias e arquivos. Desenho e montagem da exposição: projecto técnico da sala. Os objectos a expor. Elaboração do projecto. 

Módulo IV: Como se divulga uma Exposição 

O catálogo e outras publicações nas exposições. Os elementos de apoio à exposição. Inaugurações e conferências de imprensa. Dossiê de imprensa e difusão nos media. As novas tecnologias de informaçãoaplicadas à difusão das exposições: elaboração de dossiês electrónicos, blogues, páginas Web e outros recursos. 

FORMADORA 

Cláudia Camacho | Licenciada e Mestre em História da Arte. Professora convidada pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa onde lecciona a disciplina "Planificação e Organização de Exposições". Entre mais de uma dezena de curadorias destacam-se: High Speed Press Plate de José Luís Neto (CBA, Madrid); Se Busca Memoria Perdida de Kristoffer Ardeña (Centro 14, Alicante); Representação Portuguesa no DVD-Project (Fundação Telefónica, Peru); Contemplaciones (Festival Loop, Barcelona); Histórias e Desejos de quem Dorme de Ana Rito, Cecilia de Val, Margarida Paiva e Johann Ryno de Wet (Jugada a 3 Bandas, Camera Oscura, Madrid, e ArteSantander), Entre Forças: Humana Natureza (Carpe Diem, Lisboa), Com Teus Gestos me Vestiste, Na Nudez da Minha Vida (Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra), De.Para.De. Em Correspondência (Galeria da Faculdade de Belas-Artes da ULisboa). Coordenadora do sector educativo no Festival PhotoEspaña|07. Curadora residente convidada pela Academy of Fine Arts and Design para o European Month of Photography/09, em Bratislava. Organizou os ciclos de debates sobre Arte Contemporânea da ARTELISBOA 2011 e do Festival IN - Inovação e Criatividade. Em 2014 ganhou a bolsa Erasmus para Jovens Empreendedores (University College London). É directora da AntiFrame – Art Consulting que edita o guia de exposições Art Alibi e organiza o Alibi Art Weekend (www.artalibi.pt). 

LOCAL 
 
PORTO
ªSEDE
Rua de Santa Catarina, 787
Porto
 
LISBOA
Rua das Gaivotas, 8
1200-202 Lisboa

HORÁRIO 
10h às 13h e das 14h às 19h 

VALOR 
147,60€ (120€+iva) 
 
INSCRIÇÃO
 
Pedimos que nos envie uma breve sinopse sobre o seu percurso académico/profissional para melhor dirigirmos o workshop consoante as necessidades dos formandos. Pedimos também número de contribuinte e morada para podermos passar recibo. Entregamos certificado no final da formação passado em nome da AntiFrame - Art Consulting.
 
A transferência (147,60€) deverá ser efectuada para o seguinte IBAN (AntiFrame, Sociedade Unipessoal, Lda) PT50 0036 0039 99100314952 47 (Montepio).

INFO 
antiframe@gmail.com
www.facebook.com/AntiFrame

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