Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Workshops de Escrita Criativa: Consultório Literário


Romances, guiões e peças de teatro em 5 sessões

Em maio e junho, o Edge Arts promove em horário pós-laboral um workshop de escrita criativa em cinco sessões, sob a orientação de Tiago Patrício. Todas as quintas-feiras, neste Consultório Literário, os participantes irão aprender a dominar técnicas de escrita e a analisar e produzir textos para descobrir qual o estilo literário com que mais se identificam.

Através do trabalho individual, da discussão em grupo e da análise de vários autores, em cada sessão será desenvolvida uma técnica ou estilo literário em maior profundidade. Nas primeiras sessões os participantes irão começar por explorar o romance: como se inicia este estilo literário, quais os seus capítulos essenciais e como desenhar a cenografia e os objetos que o compõe. Já na quarta sessão, os participantes entrarão no mundo dos guiões e peças de teatro com a criação de diálogos curtos, a partir de diversas situações sugeridas. Por fim, o Consultório Literário termina com uma sessão de criação de narrativas a partir de textos já produzidos.

Este workshop é destinado a todos os jovens e adultos com interesse em aprender de uma forma simples e clara técnicas básicas de escrita literária. Orientado por Tiago Patrício, o escritor e poeta irá focar-se na estrutura, na liberdade criativa e nos jogos de linguagem como ferramentas para transmitir imagens e afetos através da escrita.

Sessões:
1. Algumas notas sobre escrita de memória e autoficção - Como começar um romance? Exercícios de recordação e de repetição. Leitura de excertos de Elena Ferrante e de Karl Ove Knausgard.
2. Faz-me um desenho, a estrutura de um texto - Como escrever um romance enciclopédico? Preparação de índices enciclopédicos.
3. Os efeitos da literatura, algumas contribuições - Tentar encontrar momentos de beleza extraordinária e criar empatia através de textos. Parágrafos acessórios, parágrafos de ligação e capítulos essenciais num romance.
4. Escrita falada: teatro, cinema e canções - Criação de diálogos curtos a partir de diversas situações sugeridas: conflitos, desejos e impossibilidades.
5. Narrativas encerradas em equações e teoremas - Exercícios de criação de narrativas a partir de equações e teoremas famosos.

Tiago Patrício (n. 1979, Funchal, Portugal)
É escritor, poeta e dramaturgo. É licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa e em 2015 concluiu o mestrado em Teoria da Literatura na Universidade de Lisboa. Em 2009 escreve o seu primeiro livro de poesia Livro das Aves, com o qual vence o Prémio Daniel Faria. Em 2011 recebe o Prémio Agustina Bessa-Luís 2011, pelo seu primeiro romance Trás-os-Montes. Realizou performances, das quais se destaca a performance com o artista Franco Americano Gwenn-Ael Lynn, Herbal Poetry - Poesia Medicinal na Letónia em 2012, escreveu peças de teatro, (Checoslováquia, em 2011) e publicou romances e livros de poesia (O Princípio da Noite, em 2015, Turismo de Guerra, em 2014, Mil Novecentos e Setenta e Cinco, em 2014, entre outros). Foi selecionado para várias residências nacionais e internacionais e tem colaborado com artistas de diferentes áreas, cruzando a literatura com outras linguagens.

Informação geral:

Datas: 12, 19, 26 de maio e 2 e 9 junho, todas as 2ªs feiras
Duração: 5 sessões
Faixa etária: Jovens e adultos
Local: LEAP Center
Horário: Das 18h30 às 20h30
Formador: Tiago Patrício

Inscrições:
Por telefone: 213 600 071 (das 9h às 17h)
Por email: info@edge-arts.org
(formulário online - www.edge-arts.org)

Preços:
45 € / pessoa / curso completo
15 € / pessoa / sessão

Descontos:
- 10% na 2ª inscrição
- 10% na inscrição dos trabalhadores das empresas do Espaço Amoreiras
(Descontos não acumuláveis)

- As inscrições só são consideradas válidas após a confirmação escrita pelo Edge Arts.
- Todas as sessões incluem intervalo.