Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Workshops ensinam a tocar instrumento tradicional indonésio

 

 

VII Escola de Gamelão da Ilha de Java no Museu do Oriente

 

Escola%20de%20Gamelão%20da%20Ilha%20de%20Java%20(

 

A Escola de Gamelão da Ilha de Java regressa ao Museu do Oriente, de 17 de Fevereiro a 16 de Maio, para partilhar a arte de tocar este instrumento musical típico da Indonésia, em workshops dirigidos a diferentes públicos.

 

O Gamelão é uma orquestra de instrumentos de percussão, composta por metalofones, xilofones, gongos, tambores, entre outros. Os sons produzidos em conjunto nos gongos e nas teclas metálicas fazem do Gamelão uma orquestra de características únicas e de melodias encantatórias em que cada instrumento é afinado para ser executado em conjunto, pelo que, instrumentos de vários gamelões não são combináveis entre si.

 

Os participantes, de bebés a adultos, têm assim a oportunidade de contactar directamente com um instrumento de percussão ímpar, utilizado em actuações teatrais ou em rituais de propiciação aos deuses, e aprender a interpretar músicas tradicionais indonésias.

 

A iniciativa conta com a colaboração da Embaixada da Indonésia e os workshops são orientados por Elisabeth Davis, licenciada pela Universidade de Nottingham e pela Royal Academy of Music (Londres) e actualmente timpanista e chefe de naipe de percussão da Orquestra Sinfónica Portuguesa.

 

Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa

Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt

www.museudooriente.pt