Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

X BB Blues Fest: Grupo “Dixieland” da Banda da Armada na noite de abertura

blues 24 e 25.jpg

 

Na noite de abertura do X BB Blues Fest, sobe ao palco do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, o grupo Dixieland, da Banda da Armada. Este espetáculo, no dia 23 de setembro, a partir das 21:30h, tem entrada gratuita, mediante reserva antecipada na Bilheteira do Fórum Cultural (a partir de 8 de setembro).

Com concertos em que predomina o improviso espontâneo, Dixieland interpreta um estilo musical originário do blues e jazz, do princípio do século XX, com origem na cidade de New Orleans. A formação do grupo Dixieland da Banda da Armada é composta por seis músicos, sendo os instrumentos presentes neste agrupamento o clarinete, saxofone, trompete, trombone, sousafone e bateria.

 

Tail Dragger e Richard Ray Farrell no dia 24 de setembro

Na décima edição, o BB Blues Fest surge com um novo palco, no recinto do Mercado Mensal, na Avenida Marginal da Moita, que permite a realização dos concertos com toda a segurança, no que respeita à prevenção da COVID-19. Renovado, mas com mesma qualidade musical a que o público já está habituado, o BB Blues Fest tem já como nomes confirmados, para dia 24 de setembro, a partir das 21:00h, a lenda do blues de Chicago Tail Dragger e o nomeado para os Blues Music Awards de 2021, Richard Ray Farrell.

 

Tail Dragger, um dos mais aclamados nomes dos blues, tem quatro discos gravados: Crawling Kingsnake (1996), American People (1998), Live at Rooster’s Lounge (2009) e Longtime Friends in the Blues (2012). Com 80 anos, este norte-americano, do Arkansas, tem como uma das suas influências o “mestre” Howlin’ Wolf.

Richard Ray Farrell esteve nomeado, em 2021, para os Blues Music Awards, para melhor álbum acústico com “Three Pints of Gin. Apresenta-se no BB Blues Fest com a sua recente formação blues e rock ‘n’ roll, um quarteto pleno de energia em palco. Richard tocou, gravou e integrou digressões com muitos nomes maiores do blues nos últimos 45 anos (Jerry Portnoy, RL Burnside, Lousiana Red, Big Jack Johnson, entre outros). Junta-se neste projeto com Troy Nahumko, na guitarra. A secção rítmica fica a cargo dos irmãos Sérgio e Pablo Barez, de Madrid.

Rick Estrin & The Nightcats e The Black Mamba no dia 25 de setembro

A 25 de setembro, a partir das 21:00h, a Avenida Marginal, na Moita, recebe os concertos com Rick Estrin & The Nightcats, em estreia absoluta em Portugal, e The Black Mamba, os vencedores do Festival da Canção da RTP.

 

Liderados pelo multifacetado e verdadeiro showman Rick Estrin, os Nightcats misturam o humor e a diversão com o genuíno Blues. Estes norte-americanos, multipremiados nesta última década, ganharam também o Blues Music Award de Banda do Ano em 2018. A banda combina o talento de Rick, virtuoso da harmónica e vocalista/ entertainer, o magistral guitarrista Kid Andersen, o teclista feiticeiro Lorenzo Ferrel e o criativo baterista Derrick Martin. No BB Blues Fest vêm apresentar o seu novo álbum “Contemporary, o quarto lançado com o selo da Alligator Records. Influenciados e respeitando os clássicos com quem tocaram (Muddy Waters, Lowell Fulson, Z.Z. Hill, Eddie Taylor, Little Charlie Baty) fazem, contudo, do seu estilo inventivo e originais canções a sua imagem de marca.

Muito acarinhados pelo público do BB Blues Fest onde tiveram uma atuação memorável em 2017, os The Black Mamba regressam quatro anos depois ao BB Blues Fest. Desde a sua passagem pelo BB Blues Fest, lançaram o terceiro álbum de originais “The Mamba King” (2018) que se juntou aos já anteriormente consagrados: “The Black Mamba” (2012) e “Dirty Little Brother” (2014), este com participações de Áurea e António Zambujo, entre outros. 2019 marcou o ínicio da Good Times Tour, comemorativa de dez anos da banda. 2021 fica marcado pela vitória no Festival da Canção da RTP e pela prestação na final do Eurovision Song Contest, onde foram aclamados pela crítica e público internacional. Carregados de uma sonoridade marcada pela soul e toda a música negra, os The Black Mamba sobem ao palco do BB Blues Fest num concerto muito aguardado, confessando a sua paixão pelo Blues.

 

Os bilhetes para os dias 24 e 25 de setembro estão disponíveis em Ticketline (https://ticketline.sapo.pt/evento/bb-blues-fest)

Passe de dois dias (24 e 25 de setembro) – 30 euros

Passe diário para dia 24 ou dia 25 – 20 euros

 

De referir que a 3 de outubro, a partir das 15:00h, o tradicional Blues Pic-Nic tem lugar no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira. Neste dia, o BB Blues Fest tem entrada gratuita mediante reserva antecipada em https://bbbluesportugal.com/. Os nomes para o Blues Pic-Nic serão divulgados em breve.

 

O BB Blues Fest resulta de uma parceria entre a Associação BB Blues Portugal, a Câmara Municipal da Moita e a União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira e tem trazido à vila da Baixa da Banheira os melhores nomes do Blues nacional e internacional. À semelhança de anos anteriores, o BB Blues Fest tem como parceiro na divulgação a Antena 3.

Visando a segurança de todos, o BB Blues Fest irá seguir medidas rigorosas, cumprindo todas as normas da Direção Geral de Saúde e garantindo todas as condições para uma experiência segura.

Mais informações em www.bbbluesfest.comwww.cm-moita.ptwww.ufbbva.ptwww.bbbluesportugal.comhttps://www.instagram.com/bbbluesportugal/www.facebook.com/bbbluesfest e www.facebook.com/cmmoita

Fórum Cultural José Manuel Figueiredo

Rua José Vicente, 2835-134 Baixa da Banheira

 Horário da Bilheteira

De terça-feira a sábado, das 14:30h às 19:30h

Dias de espetáculo: Uma hora antes do início do espetáculo ou sessão; encerra aquando do início do espetáculo ou sessão.

Os bilhetes podem ainda ser reservados, através do telefone 210 888 900, no horário de funcionamento da bilheteira. As reservas têm que ser levantadas, no máximo, à véspera do espetáculo/sessão, com um limite de cinco bilhetes por reserva.