Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

X Festival Internacional Máscara Ibérica regressa a Lisboa em Maio | Rossio e Baixa serão o grande palco da cultura ibérica

 

7 a 10 de Maio a cultura ibérica em Lisboa

Pauliteiros%20de%20Miranda (2).jpg

 

 

 

A De 7 a 10 de Maio regressa a Lisboa o Festival Internacional Máscara Ibérica, a maior mostra de turismo regional. De quinta a domingo, o Rossio e a Baixa serão o grande palco da cultura ibérica com a Mostra das Regiões, concertos, animação e o X Desfile da Máscara Ibérica.

 

As ruas de Lisboa serão palco, entre 7 e 10 de Maio, do X Festival Internacional Máscara Ibérica, uma iniciativa da PROGESTUR (associação de turismo e cultura) em parceria com a EGEAC.

 

Tendo a Praça do Rossio como espaço âncora, o festival contará com o já tradicional Desfile Máscara Ibérica (dia 9, sábado às 16h30, com partida da Praça do Município para o Rossio, através da Rua do Ouro), onde são esperados cerca de 600 participantes, divididos em 30 grupos. O Norte e Centro de Portugal, Galiza, Zamora, León, Cáceres, Astúrias, Navarra, Cantábria, entre outros, são as regiões que irão desfilar. O desfile, que a cada ano surpreende e entusiasma transeuntes, conta este ano com uma série de novos grupos.

 

Para lá do desfile, o programa apresenta-se, como de costume, variado: a Gastronomia Ibérica, com showcookings e workshops, e os Vinhos Ibéricos a marcar presença. Na Mostra das Regiões (todos os dias, a partir das 11h00, no Rossio) as propostas multiplicam-se, sendo possível descobrir e adquirir algumas das mais tradicionais iguarias ibéricas – fumeiro, doçaria regional - e peças artesanais nacionais e espanholas, espalhadas por 30 espaços. A animação de rua, todas as tardes é assegurada pelos Sidros de Valdesoto (Astúrias), Gaiteiros de Viana do Bolo (Espanha) e Os Caçulas (Portugal).

 

O Palco Ibérico apresenta concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de fusão entre o tradicional, ska-folk e o rock nas noites de sexta e sábado e tarde de domingo. Sexta-feira, dia 8, a noite é dedicada a Espanha e conta com os Cambalua da Cantábria, às 22h00. No sábado, dia 9, actuam os Mirandeses Galandum Galundaina, às 22h00. Domingo, dia 10, às 17h00, a música é também em português com os Bicho do Mato.

 

Paralelamente, organiza-se uma vez mais, o Concurso de Fotografia FIMI 2015, cuja exposição com as fotos vencedoras estará patente no Rossio.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.