XI.ª Atribuição do Prémio Seiva
XI.ª EDIÇÃO
PRÉMIO SEIVA
Entrega do Prémio
Casa das Artes | Porto
20 de Junho, às 21H30
Bienalmente, a Seiva Trupe promove a entrega do Prémio Seiva para distinguir as individualidades que, através das suas obras ou das suas actividades mais tenham contribuído para o progresso, dignificação e prestígio das Artes, das Letras e das Ciências da cidade do Porto.
Assim este ano o Júri, constituído pelo Pintor Armando Alves, pela Profª. Doutora Maria de Sousa, pela Profª. Doutora Maria João Reynaud e o ator António Reis, em representação da Seiva Trupe, reuniu no passado dia 18 de Maio no IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto e, depois de uma análise e debate intensos sobre os muitos nomes propostos na mesa, deliberou laurear o Pintor Jorge Pinheiro, nas Artes – a Profª. Doutora Fátima Carneiro, nas Ciências – e o Prof. Doutor Arnaldo Saraiva, nas Letras.
De acordo com o Regulamento e porque o crivo é muito exigente, uma Comissão constituída por Jornalistas que, nesta XIª edição do Prémio Seiva era constituída por Adriano Miranda (Sindicato dos Jornalistas), Amílcar Correia (Jornal Público), Sérgio Almeida (Jornal de Notícias) e Tiago Dias (Agência Lusa), na reunião realizada a 1 de Junho, deliberou ratificar a atribuição do Prémio aos laureados acima indicados. Recorde-se para o efeito que o Prémio é constituído por uma escultura criada propositadamente, há mais de um quarto de século, pelo Mestre Escultor José Rodrigues.
Pintor Jorge Pinheiro
- Artes
Jorge Pinheiro integrou o grupo docente da ESBAP, expondo regularmente em mostras coletivas, desde 1954, e individuais, desde 1958.
Dos vários prémios obtidos, destacam-se a medalha de prata "Cinquentenário da Morte de Amadeo de Sousa Cardoso" (1969), o Certificat of the International Board for Young People (1973), o Prémio da III Exposição de Gravura, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (1981), o Prémio Gouvernement Princier de Mónaco (1989) e o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte (2003).
Prof.ª Doutora Fátima Carneiro
- Ciências
A cientista Fátima Carneiro, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), recebeu, com Raquel Seruca, em 2002, Prémio Benjamin Castleman, atribuído pela Academia Internacional de Patologia.Fátima Carneiro consta da lista dos 100 patologistas mais influentes do mundo, liderada pelo português Sobrinho Simões,distinguido também com um Seiva Trupe, numa edição anterior.A cientista é professora de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, chefe do Departamento de Anatomia Patológica do Hospital de S. João, na mesma cidade, e investigadora no Ipatimup, e presidiu já à Sociedade Europeia de Patologia.
Prof.º Doutor Arnaldo Saraiva
- Letras
É professor emérito da Universidade do Porto, de cuja Faculdade de Letras foi professor de literatura portuguesa, francesa, brasileira e de literaturas orais e marginais, tendo também ensinado na Universidade da Califórnia em Santa Barbara, na Universidade de Paris – Sorbonne Nouvelle e na Universidade Católica Portuguesa - Porto (2003-2009) e feito cursos ou conferências em universidades de numerosos países. Foi membro da direcção da Cooperativa Árvore, presidente do Conselho Geral do Boavista Futebol Clube, fundador do Centro de Estudos Pessoanos, presidente da Fundação Eugénio de Andrade, cronista do Jornal de Notícias, Público, Diário de Notícias e Jornal do Fundão, director das revistas Persona, Terceira Margem e Cadernos de Serrúbia, \colaborador da Radiotelevisão Portuguesa e da Radiodifusão Portuguesa e ator em filmes de Luís Galvão Teles, António Reis, Saguenail e Joaquim Pinto. Sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras, é autor de extensa bibliografia (ensaio, poesia, crónica e tradução)
44 Anos de Seiva e Fruto, sempre pela inteligência criativa ao serviço da cultura
Entidade Apoiada