Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

XII Ciclo de Concertos a seis Órgão

Concerto a seis órgãos | 1 de Setembro de 2024 |16h00.

1 SET.png

 

Marc-Antoine Charpentier (1643-1704)

Prelúdio (Te Deum)

(arranjo para 6 órgãos de João Vaz)

 

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Coral da Cantata Herz und Mund und Tat und Leben, BWV 147

(arranjo para 6 órgãos de João Vaz)

 

Marianus Müller (1724-1780)

Sonata à quattro organi per la festa di Pentecoste

 

Jean-Baptiste Lully (1632-1687)

Marche (Thesée)

(arranjo para 6 órgãos de João Vaz)

 

Johann Sebastian Bach

Aria (Suite nº 3 em Ré maior, BWV 1068)

(arranjo para dois órgãos de João Vaz)

 

Joseph Haydn (1732-1809)

Sinfonia Nº 104 em Ré maior «Londres»

I – Allegro
(arranjo para 5 órgãos de anónimo português, c.1820)

 

Remo Giazotto (1910-1998)

Adagio sobre um tema de Tomaso Albinoni

(arranjo para 6 órgãos de João Vaz

 

António Leal Moreira (1758-1819)

Sinfonia para a Real Basílica de Mafra

 

Organistas: 

Sérgio Silva, órgão do Evangelho

André Ferreira, órgão da Epístola

João Santos, órgão de São Pedro d'Alcântara

Margarida Oliveira, órgão do Sacramento

Diogo Rato Pombo, órgão da Conceição

Daniela Moreira, órgão de Santa Bárbara

 

----------------------------------------------------------------------------

 

MÚSICA E PALAVRA NA LUSOFONIA: UMA ODE A CAMÕES

 

Enaltecendo a língua portuguesa, "MÚSICA E PALAVRA NA LUSOFONIA: UMA ODE A CAMÕES" homenageia o autor de Os Lusíadas e a sua época, num diálogo com as fortes heranças culturais dos vários países onde a presença portuguesa foi, e ainda é, marcante.
Valorizando a Lusofonia e as suas relações, este programa musical dá-nos a conhecer as melodias eternas de importantes autores portugueses como Marcos Portugal, António Leal Moreira ou João Cordeiro da Silva, mas também compositores já herdeiros da lusofonia como Chiquinha Gonzaga e João Francisco Leal.
Neste concerto serão declamados poemas de Camões e interpretados géneros musicais como vilancicos, redondilhas, modinhas e cantigas. O acompanhamento das vozes é feito com cravo, tendo ainda a presença do violone, instrumento muito utilizado em Portugal no tempo de Camões.
 
7 setembro| 21h30|
Entrada livre - sujeita à lotação da sala.