Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Young Audience Award estreia em Portugal

A Academia Portuguesa de Cinema, em parceria com o ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual e a EFA - Academia Europeia de Cinema, vai promover a primeira edição em Portugal do Young Audience Award, no dia 8 de maio, a partir das 09:00 horas até às 20:00 horas, na Cinemateca Portuguesa.

A iniciativa internacional da Academia Europeia de Cinema que tem como principal objetivo premiar um de três filmes sobre jovens, com base nos votos de um público com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos: “Girls Lost” da Suécia; “Rauf” da Turquia; e “Miss Impossible” de França (informação detalhada abaixo).

O resultado de cada país será comunicado eletronicamente à EFA, em Efurt na Alemanha, e o vencedor anunciado via videoconferência em todos os países em simultâneo.

 

 

Sobre o Young Audiance Awards:

O Young Audience Awards é uma iniciativa da Academia Europeia de Cinema que tem como um dos principais objetivos colocar em contacto um publico jovem com idades entre os 12 e os 14 anos com temáticas que lhes são próximas, numa linguagem diferente, dando-lhes a conhecer também um outro tipo de cinema, neste caso, de autores europeus, abrindo-lhes os horizontes enquanto espetadores de cinema, desperta o seu sentido crítico, estético e de avaliação.

Já na sua quinta edição, o Young Audience Awards representa um verdadeiro voto europeu, marcando presença nos seguintes países: Alemanha (Berlin & Erfurt); Áustria (Viena); Bélgica (Bruxelas); Bulgária (Sofia); Croácia (Zagreb); Dinamarca (Aalborg); Eslováquia (Bratislava); Eslovénia (Izola); Espanha (Avilés & Barcelona); Grécia (Atenas); Holanda (Amsterdão); Hungria (Budapeste); Israel (Tel Aviv); Itália (Florença); Kosovo (Prizren); Letónia (Riga); Luxemburgo (Luxemburgo); Macedónia (Skopje); Malta (Saint-Julian's); Polónia (Wrocław); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Roménia (Cluj-Napoca); Sérvia (Belgrado); Turquia (Antalya) e Ucrânia (Kiev).

Este ano a votação em Berlim contará pela primeira vez com o voto de crianças refugiadas, numa forte mensagem de apoio à sua inclusão e integração.

Em Portugal os jovens participantes são de várias escolas e instituições, nomeadamente, a Escola E.B. 2/3 Marquesa de Alorna (S. Sebastião), Escola E.B. 2/3 Manuel da Maia (Campo de Ourique), Colégio Cesário Verde (Marvila), Colégio Pedro Arrupe (Parque das Nações), CNE-Agrupamento de Escuteiros da Portela (Portela de Loures). Os dois porta-vozes do Júri português serão o Guilherme Venâncio (13 anos), da Escola E.B. 2,3 Marquesa de Alorna e Vitória Lopes (12 anos), do Colégio Pedro Arrupe.

Para mais informações visite o site yaa.europeanfilmawards.eu ou o facebook https://www.facebook.com/YoungAudienceAward/?fref=nf

 

 

Filmes em votação na edição de 2016 do Young Audience Award

As longas-metragens foram selecionadas por um comité internacional composto por Melinda Boros (Clorofilm/Roménia), Marjo Kovanen (Koulukino/Finlandia), Beata Marciniak (New Horizons Association/Polónia), Marta Nieto Postigo (Drac Màgic/Espanha) e Jakub Viktorin (Visegrad Film Forum/Eslováquia).

 

 

GIRLS LOST POJKARNA Argumento & Realização: Alexandra-Therese Keining Produção: Helena & Olle Wirenhed Suécia

image008.jpg

 

Três adolescentes descobrem uma droga mágica que as transforma temporariamente em rapazes…

 

RAUF

image010.jpg

 

Realização: Bariş Kaya & Soner Caner Argumento: Soner Caner Produção: Selman Kizilaslan, Uğur Kizilaslan & Burak Ozan Turkey

Aos 11 anos de idade, Rauf encontra-se a viver um grande amor platónico.

 

MISS IMPOSSIBLE JAMAIS CONTENTE

image001.jpg

 

Realização: Emilie Deleuze Argumento: Marie Desplechin, Emilie Deleuze & Laurent Guyot Produção: Patrick Sobelman France

Quando uma adolescente de 13 anos olha de forma intransigente para os rapazes, a escola, a família e os amigos, a vida torna-se num psicodrama.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.